quinta-feira, 29 de maio de 2014

Visita ao Instituto e Jardim Botânico Plantarum em Nova Odessa


Estive presente na III Jornada de Paisagismo neste ultimo sábado, no Jardim Botânico Plantarum que atualmente representa um importante espaço de estudos da flora brasileira. Profissionais de toda parte do  Brasil estiveram presentes.
Incrível como podemos ainda vibrar com nossa profissão, nos sentir tocados pela beleza e pela possibilidade de levar adiante projetos e sonhos que os jardins podem promover.
Ainda jovem, na faculdade, fui picada pelo "bichinho" do paisagismo, quando presenciei uma palestra do saudoso Dr. Hermes Moreira, do IAC de Campinas. Exibindo sua coleção de slides (naquele tempo era assim) de árvores brasileiras incríveis e desconhecidas, coleção obtida através de suas incursões pelo Brasil afora.
Importante observar que naquela época (anos 1980) não haviam publicações nacionais do assunto, tínhamos que nos contentar com livros em espanhol com jardins e plantas europeus.
 Ali estava a semente de todas as pesquisas e publicações sobre a rica flora brasileira, graças ao fundador do Instituto Plantarum e também parceiro do Dr. Hermes, o agrônomo Harry Lorenzi, que aliás, esteve presente na Jornada falando sobre espécies trepadeiras.
Jardins verticais, bioarquitetura, projetos importantes, enfim uma gama de assuntos foram tratados ali reforçando e valorizando o lugar do paisagista na sociedade brasileira.

Nenhum comentário: