segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Agosto e suas belezas


erytrina mulungu

orquídea epidendrum

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

1º Café com Arte- show com Juliana Amaral- voz e João Paulo Amaral- viola caipira - 19 de julho



Vivaio Paisagismo inaugurou no último dia 19 de julho o 1º Café com Arte. O espaço recebeu 40 pessoas para um café da tarde, seguido de um show íntimo ao pé do fogão à lenha.
Juliana  e João Paulo, apresentaram o show "Ensaio para o açoite" e no repertório, o melhor da nossa música de raíz e algumas composições próprias.
Um grande sucesso em uma noite muito agradável.

terça-feira, 22 de julho de 2014

cores e formas


É possível se conseguir um belo resultado com as primaveras, dando-lhes formas em espaços como uma cerca-viva, por exemplo. A poda neste caso, foi realizada no mês de abril, explodindo em cores  2 meses depois. 

A outra planta que faz contraste com ela é o "chapéu-chinês" amarelo, que também forma um maciço colorido.

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Coleção de imagens "Troncos"

         Bétula                           Caesalpinia echinata- Pau-Brasil



                     Caesalpinia férrea- Pau-ferro



                    Guapuruvu
 Tronco caído na luz da tarde
                  A figueira abraça  outra árvore

                   Pau-ferro sob a luz  âmbar da tarde
 Árvore chinesa
                              Pau-mulato
 Àrvore na Escócia
Emburana
 Jabuticabeira
                                    Ficus


Goiabeira








Cores, texturas, formas. Tudo isso está presente nos troncos. Brasileiros ou estrangeiros eles me chamam a atenção. Tantas vezes são a razão da escolha da planta, enfeitam os jardins e parques com suas inusitadas maneiras de existir. Com a luz do fim da tarde, ganham cores de âmbar, um tanto dourados, efeitos de luz e sombra dão ao espetáculo uma dramaticidade ainda maior.

sábado, 28 de junho de 2014

Curso de jardineiros na Escola Rotary de Mococa


Aula sobre cultivo de orquídeas com o professor Otavio dal Rio Jr.

Aulas práticas na Escola Rotary

Aula teórica sobre bonsais, adubação, reenvasamento. Da esquerda p direita: Marta, Antonio, Eugênio, Udo, Toninho, Richard, Matiza, Carlos.

Plantio na Escola Rotary
Aula no orquidário Otavio Dal Rio Jr.

Plantas de junho no Vivaio Paisagismo


Trepadeira Solandra Maxima-México
Bromélia- Bilbérgia Nutans

Clerodendro "borboletinha azul"
Primavera de 2 cores (não é enxerto)

Amendoim graúdo

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Visita ao Instituto e Jardim Botânico Plantarum em Nova Odessa


Estive presente na III Jornada de Paisagismo neste ultimo sábado, no Jardim Botânico Plantarum que atualmente representa um importante espaço de estudos da flora brasileira. Profissionais de toda parte do  Brasil estiveram presentes.
Incrível como podemos ainda vibrar com nossa profissão, nos sentir tocados pela beleza e pela possibilidade de levar adiante projetos e sonhos que os jardins podem promover.
Ainda jovem, na faculdade, fui picada pelo "bichinho" do paisagismo, quando presenciei uma palestra do saudoso Dr. Hermes Moreira, do IAC de Campinas. Exibindo sua coleção de slides (naquele tempo era assim) de árvores brasileiras incríveis e desconhecidas, coleção obtida através de suas incursões pelo Brasil afora.
Importante observar que naquela época (anos 1980) não haviam publicações nacionais do assunto, tínhamos que nos contentar com livros em espanhol com jardins e plantas europeus.
 Ali estava a semente de todas as pesquisas e publicações sobre a rica flora brasileira, graças ao fundador do Instituto Plantarum e também parceiro do Dr. Hermes, o agrônomo Harry Lorenzi, que aliás, esteve presente na Jornada falando sobre espécies trepadeiras.
Jardins verticais, bioarquitetura, projetos importantes, enfim uma gama de assuntos foram tratados ali reforçando e valorizando o lugar do paisagista na sociedade brasileira.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

1º CAFÉ COM ARTE NO VIVAIO

Os ingressos já estão à venda. Garanta o seu, pois são somente 30 lugares.

Resultados, colheita,gratificação!









Imagens de alguns resultados obtidos pelo trabalho árduo, persistente, duro às vezes... porém a PLENITUDE se alcança assim... muito melhor quando ela vem e dá aquela água na boca, ao se colher um resultado. Em paisagismo, o fator TEMPO é preponderante e nos ensina a difícil tarefa de esperar pelos resultados," baixar a bola", acalmar a ansiedade...
Gosto de usar cores e conferir contrastes nas composições, sempre tendo em mente o uso de plantas resistentes e de manutenção fácil.
O uso de cores pode ser comparado ao abuso do álcool, às vezes podemos pesar na mão e tomar um porre! Mesmo assim é bom arriscar de vez em quando.