ÁRVORES DE CALÇADA
“Toda árvore é sagrada. Ama-a. Ama-a na glória matutina e reza: Bendita sejas por tuas frondes benfazejas, pelos teus cânticos triunfais, por tuas flores e perfume... por tuas sombras maternais”. Ricardo Gonçalves
Dando continuidade ao artigo anterior, falarei aqui de algumas espécies ideais para calçada. Andando por Mococa, selecionei algumas árvores em bom estado de formação e conservação e que deram bons resultados nas calçadas onde estão plantadas.
Como bons mocoquenses, deveríamos ter mais intimidade com esses seres tão preciosos para nós: as árvores. Elas podem amenizar o calor nas nossas ruas, além de tornar nossa cidade mais bela. Tenho visto uma pequena mudança com relação ao valor dado a esse elemento tão importante. Acredito que as pessoas têm passado a querer mais o verde perto de casa, tenho conseguido plantar árvores sem usar as antigas gaiolas de proteção e em alguns casos com bastante sucesso.
Consideradas “máquinas perfeitas” (ouvi este termo em um congresso de paisagismo) pois são capazes de nos dar beleza, abrigo e alimento para a fauna, sombra,oxigênio, abrandam o impacto das chuvas, retiram as impurezas do ar, e além de tudo ainda são silenciosas.
De qualquer forma é preciso uma política de arborização para disciplinar o plantio e a condução das árvores urbanas. Não é uma tarefa simples, exige muito trabalho e determinação.
Não são poucos os problemas envolvendo as redes elétricas e as árvores, então o que se puder fazer para plantar a espécie certa no lugar certo é bem vindo.
Vamos às espécies:
Oiti- Licania tomentosa- Árvore de até 15 metros de altura, possui copa arredondada e produz sombra compacta. De preferência deve ser plantada em calçadas sem fiação elétrica.
Espirradeira- Nerium Oleander. Arbusto de até 6 metros.
Possui florada espetacular, deve ser bem conduzida por não possuir tronco único. É planta tóxica, mas sua vantagem é que não necessita de poda pelo tamanho que alcança.
Senna macranthera. Excelente pelo porte até 7 metros, não necessita poda de altura e produz florada espetacular amarela. É melífera e produz boa sombra.
Canelinha- Nectandra Megapotamica. De porte médio, 8 metros, não produz flores, porém sua copa é responsável por uma ótima sombra
.
Outras espécies adequadas também são: Quaresmeira roxa (Tibouchina granulosa), Ipê amarelo do cerrado (Tabebuia Crysotricha), Resedá (Lagerstroemia indica) entre tantas outras que serão abordadas em outras matérias.
Matiza Rigobello Lima
matiza@uol.com.br
www.vivaiopaisagismo.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário